Fotografia/História/Programação Cultural

Fotoativa discute a formação do patrimônio através da fotografia

A Merce da Memoria-emalMKTQual a função de cada um na preservação do patrimônio histórico, material e imaterial, da sua cidade? Quem sabe registrar imagens como uma forma de perpetuar a existência seja uma maneira de agir. O curso “”A mercê da memória”, que a Fotoativa oferece, é ministrado pelo historiador e fotografo Michel Pinho tendo como um dos principais objetivos instigar o público a fazer seus registros do patrimônio de Belém.

“Na verdade, a fotografia e o patrimônio se ligam através do discurso da memória, da materialização de uma imagem”, aponta Michel Pinho. O debate sobre o patrimônio histórico é um excelente estimulador da imagem sobre a cidade.

Dividindo em quatro eixos – ‘A cidade esquecida e a cidade visível’, ‘Atrás da paredes: entre o cotidiano e a história. Noções de patrimônio’, ‘Para além da rua: o exercício do ver’ e ‘Entre os Apinagés e a ditadura: intervenções urbanas em Belém do Pará’ – o curso traz muita teorização e prática sobre o assunto, partindo das próprias experiências artísticas do facilitador, que convida os participantes a ver (num primeiro momento) e depois exercitar intervindo no espaço urbano de hoje e ontem, tomando a cidade para si.

“As intervenções são pontos de questionamento nas cidades. Elas geram estranhamento, fazem com que o expectador se pergunte o que é que esta acontecendo”, explica Michel, que busca na sala de aula estimular os alunos a pensarem o mundo lá fora, a ser cidadãos e parte de uma sociedade que gera cultura.

“Belém é muito aberta as intervenções, sejam elas artísticas, históricas  ou urbanisticas. o aterramento do rio para dar lugar a Boulevard Castilho França é uma intervenção, o monumento do general Gurjão na Praça Dom Pedro II é uma intervenção da mesma maneira que placas indicativas dos locais onde existiu tortura em Belém é uma intervenção”, acrescenta o historiador e fotografo.

O curso “A mercê da memória” possui carga horária de 6 horas, sendo realizado sábado de 15 às 18h e domingo de 9h às 12h, no Fórum Landi. “Qualquer pessoa pode fazer a oficina. De celulares a câmeras mais sofisticadas podem ser usadas, bastando ser própria, e o único resultado previsto é ver Belém de uma forma diferente”, finaliza Pinho.

Michel Pinho: Formado em História pela UFPa. Começou a fotografar nas oficinas da Fotoativa.  Participou do Salão Arte Pará como convidado, ganhou prêmio do Estado no Salão da Vida, foi contemplado pela Bolsa de Pesquisa e Criação Artística do IAP (Instituto de Arte do Estado do Pará) com o projeto Murografia. Participou de coletivas na França, Bélgica. Suas obras estão nos acervos da Fundação Tancredo Neves em Belém e Foto-arte de Brasília. Em 2007 teve seu vídeoarte PAI foi exibido no festival Guarnicê. Entre 2006 e 2011, fez parte da diretoria da Associação Fotoativa como secretario executivo, vice presidente e presidente. Desenvolveu e coordenou jornadas fotográficas, cursos, criou editais de incentivos a áudio visuais e planejou e executou o projeto “Ver-te Belém Histórica”, projeto premiado pelo edital do Ministério da Cultura. Na sua gestão a Associação fotoativa executou duas versões consecutivas do projeto Pontos de Cultura do governo federal, a convite do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional. É mestrando em Arte e cultura na Unama (Universidade da Amazônia).

 http://www.michelpinho.com.br/portfolio/

Serviço: Curso “A Mercê da Memória”. Neste sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, no Fórum Landi (Avenida Siqueira Mendes – Praça do Carmo). Investimento: R$ 100. Informações: 3225-2754 e 3347-2764 ou através do e-mail a.fotoativa@gmail.com

Fonte: Lorenna Montenegro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s