Fotografia

Fotógrafo Cria Imagens Espetaculares Juntando Ciência e Arte

Edição e Texto: Tarso Araújo

O Austríaco Fabian Oefner mescla conhecimento científico, manha tecnológica e muita paciência.
original
fabian_oefner-
LIST
Arte e ciência normalmente olham o mundo de modos diferente. Enquanto a primeira o mira de modo mais subjetivo e emocional, a segunda aborda os fenômenos da natureza de modo racional e pragmático.
“O que tento fazer é sintetizar essas duas visões opostas. A ideia é que as imagens apelem para o coração e o cérebro de quem as vê”, diz Oefner.
Para produzi-las ele mesmo usa um pouco dos ingrediente. Nestas acima, por exemplo, você vê uma rodela de um centímetro de ferro fluído – condutor líquido de eletricidade usado em dispositivos eletrônicos.
Exposto a um campo magnético, ele cria labirintos dentro de si. Pura ciência. Então o fotógrafo coloca uma pitada de arte nela injetando aquarela. O resultado é a série de fotos psicodélicas chamada Millefiori – mil flores, em italiano.
Dancing-Colors-by-Fabian-Oefner-2
Fabian-Oefner-10
fabian-oefner-dancing-colors-1
salt-songs_2104922i
Em outra série de fotos, Oefner queria capturar a dança de pigmentos coloridos no ar. Tinha dois problemas: os grãos de pigmento, finíssimos, tornavam-se uma nuvem indistinta de cores ao voar.
E era complicado jogá-los para cima e fotografar ao mesmo tempo. Um pouco de química resolveu a primeira dificuldade: Tingir grãos de sal – cloreto de sódio – suficientemente grandes e pesados.
A segunda foi solucionada com uma engenhoca que sincronizava o disparo do flash com um microfone. A música que você não vê é tudo nessas imagens. Os grãos estão sobre um amplificador e pulam quando o fotógrafo bota som na caixa, acionando o flash em uníssono.
4
Na maioria de seus trabalhos, Oefner cria abstrações com coisas absolutamente comuns em nosso dia a dia. A combinação melancólica de luz e sombra do ensaio Vanishing Beauty (beleza evanescente) é feita com balões de festa e amido de milho – a maisena do mingau da infância.
É  ela que dá o movimento das cenas dessa série, que usa o mesmo truque de sincronização de um microfone que dispara o flash do ensaio com o sal de cozinha. A diferença é que, neste caso, o ruído que atinge o microfone é o do balão que explode.
Apesar de suas artimanhas técnico-científicas para criar cenas e pegar o momento decisivo, Oefner costuma fazer cerca de mil fotos para produzir uma série de apenas 10 imagens. E algumas ideias simplesmente não funcionam: após milhares de cliques, nada é digno de ser mostrado.
4 (1)glas04-560x350hd_7ead063d67e90afdfbf2489882d98637tumblr_m4sbps6WlR1r3lafvo1_500
Formado em design, Oefner também tem um trabalho comercial, que concilia com seus projetos artísticos. Quando questionado sobre qual é o mais importante, ele hesita.
“A fronteira entre os dois é muito fluida”, diz. Seus trabalhos para galerias às vezes tomam meses, entre planejamento, execução. E lhe ensinam truques para desenvolver produtos para clientes de publicidade.
Como este Shootout para a Coca-Cola – que por sua vez são fundamentais para financiar a criação de suas imagens abstratas.
“A grande diferença é que no meu trabalho artístico eu não sou obrigado a entregar o resultado num certo prazo.”
Iridient: Bursting Soap Bubbles by Fabian Oefner, Zurich, Switzerland - Jul 2012
fabian_01hd_3682d1a8986e948ca115f3f2481bcd4f
Bem, lá no começo você leu que um dos ingredientes do trabalho de Oefner é a paciência. É que, se para fazer algumas séries ele precisa tirar cerca de mil fotos, no caso desta, Irident, foram necessários muito mais cliques e muitas, muitas bolinhas de sabão.
O fotógrafo queria capturar a bolha justamente durante sua explosão, nem antes, nem depois. Sem nenhum truque para clicar na hora certa, o jeito foi tirar milhares de fotos.
Outro desafio era iluminar do modo certo para realçar as cores do sabão, que forma uma fina camada sobre a transparente bolha de água.    

 1

Para conhecer mais sobre o trabalho do fotográfo Fabian Oefner acesse seu site: http://www.FabianOefner.com

AGRADECIMENTOS:
Revista GALILEU || Acesse: http://www.Galileu.Globo.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s