Música

Matheus Brant – Álbum “A Semana” e a Juventude da Nova MPB

322293_221087281302951_2108381619_o

Matheus Brant é mineiro de BH, já fez parte de quatro bandas, até cansar desse papo de grupo e cair na estrada em carreira solo, bem, pelo menos em um CD solo, o seu 95% autoral “A Semana” que traz doze músicas do cantor/compositor e uma regravação do grupo dos anos 70 Novos Baianos. Como ninguém é uma página em branco, Matheus tem rastros pelo caminho, em 2009 lançou o disco “Ao Vivo na Biblioteca” com a banda Chapéu Panamá, no mesmo ano gravou seu primeiro EP com apenas três canções, o cara gostou do resultado, e em 2010 com a ajuda do produtor Lenis Rino e do músico Flávio Medeiros, começou a trabalhar em um CD completo.

topo-imagem

Vagando pelo universo de possíveis descobertas (leia-se Facebook), por acaso algum amigo meu compartilhou uma página de um cara que se intitulava cantor e tinha ali as músicas de seu recente CD para que todos pudessem ouvir, e até se quisessem poderiam baixar. De cara eu gostei, mesmo não entendendo muito todo aquele fraseado (demoro um pouco para assimilar letras); a música de abertura era “Mistério do Planeta”, uma regravação dos Novos Baianos, quando se trata dos autênticos Novos Baianos, um remake é sempre perigoso e desnecessário, mas, o som de Matheus se propõe mais a ser uma homenagem, do que uma nova versão, o caso é que ficou bom!

“Deixa pra lá” é uma música que tem dois machos cantando com Eu lírico feminino, soa estranho, e até por vezes brega, mas o brega tá de novo na moda, então por que não curtir? Terceira música do álbum “A Semana” merece mesmo carregar o título do trabalho, ela é tão urbana, tão factual, são cenas de personagens reais, de forma leve e malemolente, dá pra enxergar aquela prima, aquele colega, o vizinho e por que não você mesmo? Todos se enquadram naquelas situações.

Quero destacar a bem escrita “Maligna”. Meu amigo, que boa composição, com uma temática séria, reflexiva e complexa, além de ter dueto com Renato Rosa. Há espaço para romantismo sim! A música “O Nosso Amor”, que é um dueto com Marina Machado, possui versos doces e delicados, dosa bem, e traz equilíbrio. Outros destaques do CD são as canções “Tudo Brilha”, um pop/rock que versa sobre liberdade, vida e juventude, a densa e crítica “As Meninas da Savassi” e o reggae eletrônico* “Pelo Espaço de um Compasso”.

As duas últimas músicas, para o meu gosto, fecham muito bem esse trabalho, eu as adoro; “Meu Menino” é solada pela parceira de Matheus com a cantora também mineira Marina Machado, que faz outras participações ao longo do CD. E por fim, a super atual “Vê Se Não Me Esquece” que fala sobre a vida no século XXI, principalmente sobre o tema redes sociais, como nos relacionamos com as pessoas, e sutilmente o cantor introduz algumas críticas, comportamentos ridículos e os fakes que nós mesmos criamos para representar aquilo que gostaríamos que as outras pessoas pensassem que somos.
“A Semana” de Matheus Brant é um CD lançado em 2011 com distribuição gratuita via Internet!
Sem título
*O autor costuma fazer associações mentais próprias.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s