Especial

Barbara Stanwyck: Uma Celebrada Carreira

BarbaraStanwyck2_1280

Barbara Stanwyck foi uma atriz americana de grande destaque nas décadas de trinta e quarenta, com uma carreira celebrada, estrelou mais de oitenta e dois filmes. A atriz que concorreu ao Oscar quatro vezes, nunca ganhou a estatueta de melhor atriz, porém em 1981, nove anos antes de sua morte, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra, ficando mais uma vez provada a importância de Barbara para o cinema.
Se você ainda não conhece a carreira da atriz, mas gostaria, elegemos dez dos mais importantes filmes em que Barbara Stanwyck atuou. Muito mais que entretenimento, são obras que mostram a história do cinema, e são aulas de roteiro, atuação e direção.
10. ALIANÇA DE AÇO (Union Pacific ) 1939 dirigido por Cecil B. DeMille
wu_office
Um dos últimos feitos do Presidente Lincoln foi autorizar a expansão da Union Pacific para o oeste dos EUA. Jeff Butler é contratado para assegurar que a famosa via férrea transcontinental chegue a seu destino dentro do prazo. Mas o inescrupuloso banqueiro Asa Barrows fará de tudo para impedir seu intento.
09. SERPENTES DE LUXO (Baby Face) 1933 dirigido por Alfre E. Green
Baby-Face-1933-classic-movies-4826033-1600-1200
Barbara Stanwyck fascina como uma amoral alpinista social que utiliza o sexo como arma, usando seu charme para chegar, de cama em cama, a uma posição social que ela considera à sua altura. Uma obra carregada de sexualidade que não se viu por décadas em Hollywood.
08. A MULHER MIRACULOSA (The Miracle Woman) 1931 dirigido por Frank Capra
mirwo_stl_5_h
Inspirado na história real de Aimee Semple McPherson. Desiludida com o descaso da igreja onde seu pai pregava pelo atual estado de saúde dele, Florence alimenta uma amargura e uma postura cínica ante à religião. Utilizando seu dom natural para a pregação ela se junta a um homem e passa a forjar uma série de milagres. Sua falta de fé é posta à prova quando um homem cego diz que ela salvou sua vida.
07. ALMAS EM FÚRIA (The Furies) 1950 dirigido por Anthony Mann
24dvd600
Por volta de 1870, numa grande fazenda no Novo México, o viúvo e poderoso barão do gado “T. C.” Jeffords entra em conflito com sua filha de personalidade forte Vance quando ele traz para casa uma nova esposa, a astuta dama Flo Burnett. A situação ruim atinge o auge quando T.C enforca um amigo mexicano de Vance, o que a leva a sair de casa e por em prática um plano para tomar a fazenda de seu pai, com a ajuda do esperto banqueiro Rip Darrow.
06. O ÚLTIMO CHÁ DO GENERAL YEN (The Bitter Tea of Genaral Yen) 1933 dirigido por Frank Capra
asther
Em meio à guerra civil chinesa, Megan Davis (Barbara Stanwyck), uma missionária norte-americana, viajou a Xangai para se casar com seu amigo de infância. Separados durante um ataque, Megan é levada como prisioneira pelo comandante militar local, General Yen (Nils Asther), que, intrigado por sua inocência e força, a leva para seu palácio de verão. Megan, a princípio, sente repulsa pelo comportamento bárbaro do seu capturador, mas logo percebe que por trás da crueldade de Yen existe a alma de um poeta e filósofo. E conforme a guerra explode ainda mais ao redor deles, estes dois estranhos acabam envolvidos em uma perigosa teia de desejo, traição e amor impossível.
05. BOLA DE FOGO (Ball of Fire) 1941 dirigido por Howard Hawks
Ball of Fire
Oito professores estão voltados exclusivamente para a elaboração de um enciclopédia. Nenhum deles é casado, pois acredita-se que ter uma família pode ser prejudicial para o andamento dos trabalhos. Bertram Potts (Gary Cooper), o mais novo dos professores, tem como função preparar a parte de literatura inglesa e quer incluir no seu trabalho as mais variadas formas de gíria. Assim anda entre a população fazendo anotações e encontra em Sugarpuss O’Shea (Barbara Stanwyck), uma sexy cantora de boate, uma fonte inesgotável de termos popularescos. Inicialmente ela não colabora, mas ela namora um gângster, Joe Lilac (Dana Andrews), que foi solto por falta de provas. A Promotoria pretende detê-la para interrogatório até conseguir provas contra Joe, então O’Shea tem a idéia de se hospedar na casa onde os professores estão reunidos, usando o pretexto de que vai colaborar na enciclopédia, pois a polícia não a procurará em uma casa habitada por intelectuais. Entretanto ela e Potts começam a se sentir atraídos, no entanto Lilac pode impedir esta paixão, pois planeja retirá-la da casa e fazer com que se case com ele, já que uma esposa não pode testemunhar contra o marido.
04. LEMBRA-TE DAQUELA NOITE (Remember the Night) 1940 dirigido por Mitchell Leisen
Remember-The-Night-Cast-1940
Antes do Natal, Lee Lander é presa por tentar roubar um bracelete de uma vitrine de uma joalheria. No tribunal, é decidido que ela aguardará julgamento após as festas de fim de ano. O promotor penalizado pela situação resolve levá-la sob custódia para passar as festas de fim de ano com sua família. Após algumas peripécias ela se encanta com o pequeno mundo cheio de bons sentimentos da família dele. Ele por sua vez cai amoroso pela bela delinquente e passa a viver um sério dilema.
03. PACTO DE SANGUE (Double Indemnity) 1944 dirigido por Billy Wilder
Double Indemnity 2
Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares).
02. UMA VIDA POR UM FIO (Sorry, Wrong Number) 1948 dirigido por Anatole Litvak
Sorry, Wrong Number1
Adaptação de uma peça de rádio escrita por Lucille Fletcher que conta a história da solitária Leona Stevenson (Barbara Stanwyck). Adoentada e confinada a uma cama, ela passa as noites à espera do marido. Certa vez Leoana decide ligar para o trabalho dele, mas acidentalmente entra numa linha cruzada. Na conversa que ouve, dois homens planejam um assassinato. Desesperada, Leona tenta descobrir quem é a vítima e assim evitar o crime.
01. AS TRÊS NOITES DE EVA (The Lady Eve) 1941 dirigido por Preston Sturges
LadyEveStill4
Depois de um ano estudando ofídios amazônicos, o rico – porém rústico – Charles Pike conhece em um navio Jean Harrington, uma golpista. Eles se apaixonam, mas um engano os separa. Para reconquistá-lo, Jean se disfarça como uma senhora inglesa e volta para atormentá-lo.
… …
tumblr_lpbcgeJpgT1qf6jy9o1_500
Seu nome artístico foi inspirado no pôster de uma peça teatral, em que aparecia escrito “Jane Stanwyck in “Barbara Freitchie”;- Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 1751 Vine Street.
 –
Órfã aos quatro anos de idade e criada na infância em lares adotivos, em 1944 Stanwyck havia se tornado a  mulher mais bem paga dos Estados Unidos.
 –
Ganhou três prêmios Emmy e um Globo de Ouro.
 –
Em 1950, Stanwyck e Robert Taylor decidiram se divorciar. Stanwyck nunca se casou novamente e citou Taylor como o amor de sua vida. A morte de Taylor em 1969 foi um golpe muito duro e a atriz começou uma longa pausa no cinema e na televisão.
 –
Houveram rumores de que teria sido bissexual, mas, até o momento, nenhuma prova sólida veio à luz; rumores infundados também circularam sobre um relacionamento lésbico com sua assessora, Helen Ferguson.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s