Música

O “Feitiço Caboclo” de Dona Onete

imageDona Onete é o que há de melhor na música paraense da atualidade, com seus 73 anos, essa cabocla mestiça de Cachoeira do Ararí (Pará) tem levantado o público e encantado a crítica por onde passa. Pela idade e por problemas de saúde Dona Onete viaja pouco e precisa recusar os cada vez mais crescentes convites para cantar Brasil afora, mas sempre que pode, ela mostra seu Carimbó Chamegado, e o público, sempre pede mais.

Definindo-se mais como compositora do que cantora, ela acaba de lançar seu primeiro CD, intituladoFeitiço Caboclo o trabalho tem onze faixas, todas compostas por dona Onete e mistura gêneros afro-caribenhos e regionais. O carimbó, a lambada e o merengue tem presença marcante, há também brega e até samba misturado ao rap.
Essa mistura tem tudo a ver com a cantora, com sua vasta experiência, dona Onete já foi professora de história, organizou grupos de dança e música regional, como o Canarana, em Igarapé-Miri (Pará), além de ser profunda conhecedora da cultura e costumes regionais, uma de suas músicas Jamburana faz referência a hortaliça Jambu, muito consumida na região, mas se refere também a um licor feito pela própria dona Onete, que leva o mesmo nome da música, quem já provou afirma que é bom!
O CD já começa com coisa boa, Poder de Sedução monta um cenário bem típico da noite paraense, os bailes e bares “bregas” frequentados pelos boêmios, alá Reginaldo Rossi. De repente o negoço se agita e a segunda faixa  Balanço Crioulo é ritmada e tem vocais fortes e bem marcados. Boi Guitarreiro também é destaque, a música tem letra repetitiva, mas ganha pela riqueza de participações, nessa canção dona Onete convida os grandes gênios da guitarrada, Mestre Vieira, Pio Lobato e Manoel Cordeiro para guitarrar um pouquinho para ela, o resultado é ótimo!
Lua Namoradeira é uma prosopopeia que remete a lua vista da cidade de Belém “Era um lá e cá, era um vai e vem”. Outras músicas que valem a pena ouvir são Moreno Morenado e o samba Rio de Lagrimascom participação de MG Calibree encerrando esse CD, que com a reunião de tantos ritmos e excelentes composições deixa um gostinho de mais! mais! mais! a música Louco Desejo um bolerinho gostoso e como a própria dona Onete, beeem chamegoso.

Você pode visitar o site da Dona Onete em www.donaonete.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s