Música

Gaby Amarantos TREME em seu CD de Estreia

amarantosAté parece que a expressão “expoente musical do norte” já se tornou clichê ao se falar de Gaby Amarantos, mesmo assim, vou me atrever a usá-la, pois, não há termo que melhor defina essa Jurunense assumidamente suburbana. Dentre a miscelânea de informações que compõem a personalidade artística da cantora, e segundo ela, sua própria personalidade “real”, algumas características se destacam, como a forte influência do brega, que na boca de Gaby e nas mãos dos instrumentistas que integram sua banda se transforma no emergente TecnoBrega, uma vertente moderna e repaginada do ritmo que consagrou Reginaldo Rossi e Vanderlei Andrade. Esse novo som que desponta pelo Brasil afora, mistura muitos arranjos eletrônicos dançantes, o resultado é o que vemos encarnado na própria Gaby Amarantos, uma performance que faz com que seja impossível ficar parado. Não é à toa que a garota é incansavelmente chamada de “o expoente musical do norte” nos últimos tempos!

Ainda sobra preconceito quando o assunto é a música tecnobrega, estilo que se consagrou nas festas de aparelhagens, eventos tradicionais das periferias de Belém, muitos veem esses lugares como redutos de marginais, Gaby tenta mudar essa ideia com seus discursos bem elaborados, e corretas conjugações dos verbos do presente do indicativo, mostrando pelo menos que é possível aliar cultura popular e boa gramática. Uma coisa é certa, foi assim com outros ritmos, foi assim com o samba, axé, pagode, sertanejo e etc. todos passaram pela avaliação criteriosa das elites culturais do país, se foram aprovados, bem, há controvérsias, o que se sabe é que todos esses ritmos resistiram e embalam multidões de pessoas que amam e aprovam esses estilos que nivelaram por baixo e que já são parte do imaginário estrangeiro, quando se fala de Brasil lá fora.
BE-gabyamarantostreme
Com seu primeiro e tardio CD “TREME” Gaby Amarantos ao que se esperava não trouxe grandes novidades, na verdade com exceção de algumas músicas inéditas, ela se limitou a registrar musicas já bem conhecidas do público paraense, como “Merengue Latino”, “Galera da Laje” e “Faz o T”.Os grandes destaques desse trabalho são as participações de Fernanda Takai e Dona Onete. Fernanda canta a bem estruturada “Pimenta Malegueta”, um PopTecnoBrega que gruda feito chiclete e com certeza  vai fazer você cantar no ônibus, em casa, no trabalho e encher o saco dos amigos… até enjoar! “Xirley” você já conhece, certo? NÃO! Pois saiba que esse foi o primeiro single a estourar, a música tem uma letra repetitiva, mas o ritmo é bom, o problema é que você não quer mais parar de cantar, além de que, fica bem mais divertido chamar aquela sua amiga piriguete, “Oh Xirley, vem cá!”
Sabe que tudo que tá no horário nobre da Tv pega, “Ex Mai Love” não foge à regra, a música é tema de abertura de “Cheias de Charme” (a novela das Empreguetes, amor!) e a música é boa, original, e quer coisa mais brega do que loja de R$ 1,99? Gaby até se arrisca em algumas baladinhas românticas, sim, foi isso mesmo que você leu pra quem pensou que o CD é um interminável “bate cabelo”, saiba que tem alguns dramalhões mais calmos. Claro, não estranhe se de repente a coisa mudar e o batidão começar a estourar, saiba que ainda estamos falando de Gaby Amarantos, ou como ela mesma curti ouvir das pessoas, estamos falando da “Beyoncé do Pará”. No mais, a gente pegou (sem autorização, falo mermo!) do youtube as músicas que compõem esse CD, pra que você possa ouvir e ÓBVIO comprar o CD (porque ela tem filho pra criar!) hehehe… aham Xirley, senta lá!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s