Sétima arte/Variedade

As Pinturas do Mestre Akira Kurosawa

tumblr_md7jbagFng1qf7r5lo1_r1_500O cineasta japonês Akira Kurosawa, quando jovem, deleitava-se com as artes plásticas. Aos 18 anos seu dom mostrou-se exímio o suficiente para que suas pinturas fossem admitidas na conceituada Nika Art Exhibition. Os desenhos do mestre Kurosawa são verdadeiros prenúncios do que seriam as inesquecíveis cenas produzidas no cinema por ele, evidenciando o quão seus filmes já estavam concretizados em seu maravilhoso imaginário. Há algo de substancial que permanece vigoroso nos desenhos e filmes de Akira, interligando-os de forma magistral: a sensibilidade.
O vínculo com as artes plásticas era tão consistente, que ele próprio chegava a desenhar as expressões faciais desejadas que cada ator fizesse durante as filmagens de suas obras cinematográficas. Desenhava, ainda, os storyboards que orientavam todo o desenvolvimento dos filmes, assegurando que cada sequência fosse precisamente moldada pela sua minuciosa direção – feitio artístico que encaminhou duas artes para uma mesma direção, abrindo espaço para a miscelânea de novas formas de aspirações estéticas.
Akira Kurosawa nasceu no Japão em 1910 e durante sua juventude, como visto, tentou alcançar o prestígio como pintor. Mas, sem muito investimento para a carreira pictorial, aceitou um emprego de assistente de diretor em Tóquio, em 1936, e nunca mais abandonou a sétima arte. Seu primeiro grande trabalho, Rashomon (1950), levou o cinema japonês às telas mundiais. O longa que descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o do próprio criminoso, garantiu a consagração do cineasta com o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1952 e, posteriormente, o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s