Almanaque Literário

“Quinta Avenida, 5 da Manhã”, de Sam Wasson

capaB_FINALIncólume ao tempo, Audrey Hepburn é uma das poucas atrizes já falecidas de Hollywood que com o passar dos anos continua arrebatando fãs, muitos destes se quer eram nascidos antes de sua morte em 1993, mesmo assim, sabem melhor do que os que viveram na época em que Hepburn atuava, o quanto ela foi importante para a história do cinema e mais, o quanto seus filmes marcaram gerações. Em especial, um filme fez de Audrey um ícone celebrado, seja pela beleza peculiar que a moça carregava, seja pelo estilo e elegância impares que faziam de suas roupas as mais copiadas em ateliês mundo afora ou até mesmo pelo seu posicionamento humanitário nos últimos anos de sua vida.

O filme do qual me refiro é Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961), o roteiro foi adaptado de uma novela homônima do escritor Truman Capote, que era descrito em registros da época ou por testemunhas como um escritor vaidoso e implicante, afinal, ele mesmo foi um grande opositor de Audrey no papel da prostituta Holly Golightly. Para Truman a melhor escolha seria a voluptuosa Marilyn Monroe, mas o destino e a percepção do diretor Blake Edwards seguiram os caminhos mais improváveis, porém, os caminhos certeiros que fizeram do filme um indiscutível clássico.

 A imagem de Audrey sempre esteve ligada ao estilo de gamine (moça aparentemente frágil e delicada) e o papel de Holly exigiria dela uma nova forma de encarar o público, apesar de ter um roteiro suavizado e quase infantil, ainda assim não se podia negar que a personagem era uma prostituta, será que o publico conservador do começo da década de 60 iria aceitar repentina mudança e a quebra do já estereotipado comportamento de Audrey? Essa tensão acompanhou toda a produção do filme, somados também as disputas de egos entre os atores coadjuvantes escalados para contracenar com a protagonista, mesmo assim o filme foi completado e o sucesso elevou Audrey a um patamar que cinquenta anos depois ainda ecoaria seu nome mundo afora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s