Sétima arte

Incêndios (Incendies), de Denis Villeneuve

Review - Incêndios (Incendies) - Película Criativa 1

É tão bom assistir a um filme e não entender nada, depois, no final, ter tudo bem esclarecido, a sensação de frustração das horas que se seguiram é recompensada, e você tem que admitir que por mais que se esforçasse não conseguiria prever aquele desfecho. O filme canadense Incêndios (2010) cumpre bem o papel da cena que eu acabei de descrever. Tudo começa com a morte de uma mulher que deixa em seu testamento duas cartas, uma para cada um dos seus filhos gêmeos, Simon e Jeanne Marwan, essas cartas contem missões especificas que estão diretamente ligadas com suas histórias.

Na guerra entre cristãos e mulçumanos que se desenrola por décadas, Nawal Marwan, a mãe, viveu a crueldade dos conflitos, esses fatos são desconhecidos de seus filhos, que a julgam uma mulher de atitudes excêntricas e por vezes fora de um juízo perfeito. Mesmo resistindo ao ultimo desejo de Nawal, Simon e Jeanne vão à busca de suas raízes e o que eles irão descobrir, transcende todas as possíveis concepções ocidentais do que a guerra pode fazer a uma pessoa, ou pior, como esses conflitos, aparentemente distantes, podem alterar todo o sentido de “família”, afinal de contas, um + um é sempre dois? Nem sempre.

Incêndios não é só a contemplação da decadência humana, é também o vislumbre da crueldade ao desconhecido, é como se fosse bem mais fácil impor a alguém que não tem laços de sangue conosco a intolerância e o ódio expressos em forma de agressão. As vidas estão todas interligadas, e a facilidade com que os rastros podem ser farejados é perturbador e ao mesmo tempo reconfortante, deve-se fazer uma leitura fria desse filme, um distanciamento, mas seria isso possível? É possível não se deixar envolver pelas tragédias alheias? Você tentará responder essas perguntas ao final do filme, pelo menos é o que se espera que você o faça.

 

Não deixe de assistir a esse filme do diretor Denis Villeneuve, com nota de 8,2 no IMDb e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s