Fotografia

O Olhar Fotográfico de Stanley Kubrick

20080310103328_auto1Por trás de um cineasta super aclamado na história do cinema, tendo dirigido alguns dos filmes mais cultuados de todos os tempos – destaco aqui A Clockwork Orange –, Stanley Kubrick foi um fotógrafo ávido e sagaz. O cinesta tinha apenas 17 anos quando conseguiu vender sua primeira fotografia para a extinta revista Look, de Nova York, no ano de 1945. A partir daí começou a se envolver cada vez mais com a arte fotográfica e trabalhar assiduamente para a tal revista. Kubrick trabalhou na Look entre 1946 até 1950, quando resolveu se dedicar completamente à sétima arte.
Reinventou-se através de uma lente fotográfica, aperfeiçoando seu olhar e, consequentemente, aflorando o lado perfeccionista para o cinema. Pelos ricos ensaios fotográficos produzidos já podemos perceber a genialidade e o viés visionário que tanto vemos em suas obras cinematográficas – ensaios estes que traduzem uma percepção criativa, profunda e sedutora de mundo. Tudo à sua volta transformava-se em matéria para a sensibilidade, focando a atenção em momentos de total espontaneidade, de um caráter poético bem mais estilizado, verossímil.
O fotojornalismo era sua predileção, registrava o drama humano como ninguém. Sempre avante de uma perspectiva mais próxima da sua carga emocional. O ritmo do seu olhar absorvia o mais alto grau da “performance teatral” do cotidiano; a impetuosa identidade concernente à complexidade humana presente no trabalho fotográfico de Stanley Kubrick, revela uma exímia originalidade, caracterizada pelas expressões enigmáticas, pela singela intimista e, sobretudo, pelas consternadas vias para o seu sentimentalismo.
???????????????
???????????????
???????????????
???????????????
???????????????
???????????????
???????????????
????????????
???????????????
???????????????
???????????????
??????????????
???????????????
??????????????
???????????????
??????????????
???????????????
?????????
?????????
?????????
???????????????
ihatelove
frene
03
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s