Passaporte Cultural

OLYMPIA: CINEMA CENTENÁRIO DE BELÉM

Antes de falar sobre o Centenário brasileiro mais amado dos cinéfilos de Belém do Pará, o Cinema Olympia, o Frenesi deseja citar que a comemoração pelos 101 anos deste espaço cultural foi muito mais que um filme exibido em horário nobre, mas uma prova do amor da cidade por ele e, principalmente, dos que o fazem funcionar a cada dia, servidores e público.

olympia

Com direito a trilha sonora ao vivo, declarações musicais com grandes músicos da nossa cidade e todos os holofotes voltados para o quanto esses 101 são significativos, o Cinema Olympia mais uma vez exibiu um Clássico do Cinema, “Aurora” (1927*), de F. W. Murnau, produziu muitas risadas, algumas lágrimas de emoção, provocando um “efeito especial” de grande felicidade nos que estiveram comemorando neste cinema tão comentado e que ainda tem muito a oferecer e receber do seu público e daqueles que prezam por sua atividade.

Sunrise

olympia1

Estivemos presentes, sentindo aquele clima todo, em algumas das poltronas vermelhas pelo meio do cinema. Refletir momentos da infância e da cultura da nossa região no Olympia é muito maior que comemorar um aniversário, mas o exercício de repensar a história, as mudanças e toda cultura cinéfila que a telona abriga e abraça até hoje em nossas vidas.
 
Amigos se reencontram, famílias reunidas para ver mais uma exibição na mágica telona. Além de ser o cinema mais antigo do Brasil, o Olympia apresenta algumas características, como, por exemplo: quando o espectador entra no cinema, ao invés de dar de frente com o telão, ele dá de frente com o público. Breve, faremos uma entrevista com as pessoas que estão sempre acompanhando as atividades do Cinema em Belém e teremos mais dados estatísticos revelados sobre o Cine Olympia.
 
Para comemorar também, o Frenesi expõe alguns dados que são curiosos e que fazem o maior sentido para quem freqüenta o Cinema Olympia até hoje:
 –
CINEMA OLYMPIA
Nascido em: 24/04/1912
Localização: Avenida Presidente Vargas, 981, Campina (em frente a  Praça da República).
Total de Poltronas: 355 lugares
Hall: Bilheteria/Portas de vidro/ Administração/ Cortinas/ Cartazes de grandes filmes em painel.
Pipoca & Refrigerante: Foram extintos do consumo interno do cinema por causa da preservação, mas o freqüentador pode matar a saudade antes de entrar no cinema ou depois! Vamos ajudar a preservar!
Programação atual: De terça a domingo sempre as 18h30 com mostras de filmes, diretores e artistas. Também a sessão cinemateca que acontece sempre aos domingos, as 16h00, além de outros projetos como o “Cinema e Música”.
 –
Até breve!
 –
por Joleni Coutinho
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s