Literatura

Jane Austen: Vida e Obra

A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.                

Jane Austen (Orgulho e preconceito)

310px-Jane_Austen_coloured_versionAutora inglesa de clássicos, suas obras são muito conhecidas por sua ironia e a crítica lançada na sociedade de sua época. Apesar de suas críticas em relação à situação da mulher da época ainda é conhecida pedagogicamente como uma autora conservadora.
De família burguesa agrária, Jane Austen usou esse mesmo ambiente para suas protagonistas. Em uma época que mulheres eram proibidas de pensar por si próprias, Jane se sentia  inibida em partilhar seus pensamentos que, na época, seriam considerados inadequados e rebeldes. Difícil saber o momento em que Jane Austen começou a escrever. A existência de cadernos de notas contendo relatos assinala que o talento despertou em tenra idade. Em 1761, aos 16 anos, já dispunha de um bom número de exemplares armazenados; seus primeiros trabalhos se caracterizam por ser de uma extensão ligeiramente inferior às suas obras mais maduras, e por estarem em um inglês mais simples, fácil e livre de ornatos próprios de muitos escritores.
Jane Austen escreveu, para o divertimento de sua família, Juvenilia, que inclui diversas paródias da literatura da época. Entre 1795 e 1799 começou a redigir as primeiras versões dos romances que se publicariam sob os nomes Sense and SensibilityPride and Prejudice Northanger Abbey. Provavelmente, também escreveu Lady Susan nesta época. Em 1797, seu pai quis publicar Orgulho e Preconceito, mas o editor recusou.
tumblr_m6544gBod91ru7luso1_500Não há dúvidas, que sua vida tenha sido a inspiração para seus livros, assim como Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), seu livro mais conhecido, que foi escrito pouco depois da autora completar 21 anos, acredita-se que existe 20 milhões de copias espalhadas pelo mundo, obra literária já transformada em quatro filmes, sendo o mais novo, dirigido por Joe Wright e estrelando Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen. Teve alguns seriados, o mais conhecido feito pela BBC estrelando Jennifer Ehle e Colin Firth. Orgulho e Preconceito é uma obra deliciosa, sobre um romance impossível, entre duas pessoas que aparentemente não têm nada em comum. Muitos historiadores acreditam que essa obra tenha sido inspirada em um breve caso de amor entre Austen e Thomas Lefroy (parente irlandês de uma amiga de Austen), mas, por motivos financeiros, não teve continuidade. E essa história de Austen e Lefroy foi adaptada em Becoming Janefilme inglês de 2007, do diretor Julian Jarrold, estrelado por Anne Hathaway e James McAvoy .
Era seu irmão Henry, que vivia em Londres, quem se encarregava de negociar com os editores, e quando Jane ia a Londres se hospedava em sua casa. Em 1813, Henry Austen foi tratado pelo Sr. Clarke, médico do príncipe Regente, o qual, ao descobrir que Austen era a autora de Pride and Prejudice e Sense and Sensibility, obras que apreciava muito, pediu a este que solicitasse a Henry que o romance seguinte da autora fosse a ele dedicado. É possível que tal pedido tenha demorado a chegar até ela, pois em suas cartas não guardava uma boa opinião sobre os príncipes, devido às suas conhecidas infidelidades.
Austen começou Persuasion, que historiadores acreditam ser outro romance inspirado em sua vida, em outro amor que Austen viveu muito brevemente,em agosto de 1815, mas um ano depois começou a se sentir mal. No início de 1817 começou Sanditon, porém teve que abandonar a obra por seu estado de saúde. Para receber tratamento médico foi levada a Winchester, onde faleceu em 18 de julho de 1817.
tumblr_m78g2xv0fG1qc8c41o1_500
Suas últimas palavras foram: “Não quero nada mais que a morte“. Tinha 41 anos. Hoje, Jane Austen é uma das mais célebres autoras, na Inglaterra chega a ser tão influente quanto Shakespeare.

Por Camila Brito
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s