Passaporte Cultural

Conheça o Sebo Porão Cultural e o Projeto Roda Livro

528650_319811564784655_1350287949_nA Cultura de Sebos não é novidade em Belém, no entanto, podemos afirmar que são diferentes os espaços e que compõem acervos bastante curiosos, mas acima de tudo, têm algo em comum – a paixão e o incentivo às leituras do passado, do presente e pelas que projetam o futuro –, sem deixar de caracterizar que cada Sebo tem suas coleções, edições, raridades e outras segmentações que não são apenas as de livros.

Afinal, estamos na era tecnológica e “nem só da “retro” literária vive o homem contemporâneo”, mas convivemos com “todas” as épocas em diferentes meios de conduzir a leitura (E-books, CDs, Livros Cantados…). Acervos de sebos devem ser valorizados e respeitados.
DSC07749Poderia citar cada característica já percebida em Sebos do Brasil, dos Estados e especialmente do município de Belém, mas, nosso foco está num Sebo em especial, não deixando de salientar que todos os Sebos do mundo têm uma grande e significativa importância cultural, educacional e histórica para a humanidade. Que se frequente mais sebos a cada geração!
Voltando ao nosso foco, que é o não tão novo e nem tão conhecido, ainda, Sebo Porão Cultural, atualmente localizado no coração da cidade de Belém, que é a região centro, onde percebemos as áreas residenciais, comerciais e o centro histórico rodeado pelos poderes legislativo, executivo e judiciário em diversos órgãos por arredores do Porão Cultural.
Todo este ambiente urbano e histórico traz ao Porão Cultural um clima mais intenso e gratificante em sua construção permanente, pois já reserva frequentadores que são amantes da leitura, das diversidades literárias e também aos poucos atrai curiosos e amigos de amigos. Tudo pela causa que não deve morrer e está na realidade do administrador deste sonho, Ericson: o incentivo à leitura, o amor contínuo pelo aprender e a aproximação de conteúdos simbólicos, cheios de possibilidades e sonhos para os atuantes na arte de ler.

DSC07748Aos ainda não adeptos deste espaço-meio para prática da leitura: aproxime-se da literatura, aventure-se num Best Seller, amplie seus conhecimentos, sua visão de mundo. Permita-se, adote, compre um livro… garanto que poderá ser uma ótima companhia, e caso não gostar do conteúdo, sinta-se livre… busque por sua afinidade literária, mas permita-se ler!

Declaro meu apoio às causas do bem: educacionais, jurídicas e principalmente de incentivo à solidariedade humana, neste sentido, para Ericson, levar a leitura para perto das pessoas é uma atitude mais que solidária, mais que humana, tornou-se uma missão, um compromisso social que ele não pretende parar e cada dia adapta em seu espaço criativo Sebo Porão Cultural novas possibilidades para atrair os leitores de diferentes origens.
Apresentam-se vários temas, o espaço dispõe de assentos para leitores assíduos ou visitantes e conta também com um conforto e receptividades que tornam o ambiente familiar, tanto da parte do Ericson quanto de seus parceiros, nesta jornada de causas literárias.
DSC07785Para não tecer comentários que possam levar o leitor a imaginar que somos apenas apaixonados pela leitura, afirmo que amamos a proposta deste projeto. Para tanto, gostaria de citar que muito será acrescentado ao Sebo Porão Cultural em 2013, porém, ainda neste findar de ano, aos sábados nosso anfitrião promove brindes literários que, por meio de cortesias literárias escolhidas pelo próprio leitor, convida à contínua visitação do Porão, não apenas para a aquisição e venda de livros, mas para bate-papos culturais, cafés literários e outras nobres investidas para o crescimento e manutenção de amantes da leitura.É surpreendente a “nova” proposta que o Sebo Porão Cultural está promovendo em Belém, o Roda Livro.  Acreditamos que este projeto é uma iniciativa audaciosa e de confiança no participante, onde se multiplicam o incentivo à leitura, à cultura e ao fazer solidário, pelo prazer de promover a leitura e captar cada vez mais leitores.

47407_328851360547342_795153479_n

Ericson explica o Projeto Roda Livro para o Frenesi Cultural:

O projeto Roda Livro é uma iniciativa do Sebo Porão Cultural, que tem como objetivo democratizar a leitura. Acreditamos que o conhecimento é livre e deve estar ao alcance de todos. Baseados nesse ideal; criamos pontos móveis de disponibilização de livros, espalhados em vários pontos da cidade. Qualquer um pode pegar um livro e levar para casa, dentro de cada livro tem um encarte explicativo, pedindo para que cada leitor devolva o livro após o término da leitura, em qualquer um dos pontos móveis espalhados pela cidade. Inicialmente, os pontos móveis ficarão localizados nestes locais:
Espaço Cultural Boiúna – Bar do Mário (Rua dos Pariquis, 1556 – Batista Campos – entre Padre Eutíquio e Apinagés);
Bar do Oito (Dr. Moraes, nº8 – em frente ao Palacete Bolonha)
 
Bar Confraria do Horto (Passagem do Horto – entre Avenida Conselheiro Furtado e Rua dos Mundurucus)*.
Mas nosso intuito é levar o projeto Roda Livro para o maior número de lugares possíveis e até – por que não? – para o resto do país. Porque nós temos o sonho de transformar o Brasil num país de leitores.
 –
Para concluir, em primeira mão, ficamos sabendo que este projeto será direcionado para alguns lugares na região metropolitana de Belém e alguns interiores do Estado do Pará, mas o Porão ainda está fazendo os contatos e contando com a participação de interessados para dar continuidade a este projeto ambicioso e ao mesmo tempo de importância para todos os envolvidos e beneficiados. Visite os pontos, vale a pena conferir e curtir este projeto “inovador” (todavia, tal projeto, tem outros nomes, em outros Estados, que também promovem a leitura desta forma).
Há pouco tempo, os editores do Frenesi Cultural estiveram em visita programada, não somente para conhecer o espaço, mas para traçar parceria cultural, já que estamos todos no mesmo barco de criação, observação, leitura e afinidades artístico-literárias.
Quero salientar que o retorno ao espaço Sebo Porão Cultural será constante para brindarmos e aculturarmos nossas vidas. Aguardem as novidades sobre o Porão Cultural e participem dos sorteios de livros que serão promovidos pelo Frenesi Cultural.
Confira abaixo a entrevista com o idealizador e fundador do Sebo Porão Cultural, Ericson Aires, para o Frenesi Cultural:

Quando começou?
Começou dia 29 de outubro de 2010, na Avenida José Bonifácio esquina com Gentil Bittencourt.
 
Quem são os parceiros?
Somente colaboradores, que acreditam na ideia, aproximadamente 10 pessoas.
 –
O que é leitura?
É conseguir transpor várias linguagens através de um livro.
 –
De onde vem a cultura do Sebo?
No tempo em que não havia luz elétrica as pessoas liam à luz de velas. As velas, naquele tempo, eram feitas de gordura, de sebo. Conforme iam derretendo, acabavam sujando os livros e, assim, os leitores vorazes, chamados de “sebosos”.
 –
Quem batizou o espaço como “Porão Cultural” e por quê?
Eu, porque o 1º local fixo foi um Porão.
 
Quais livros são mais procurados?
Linguística, Crítica Literária, Filosofia, Sociologia e Literatura estrangeira.
 –
De onde vem os livros?
Das compras pela internet.
 –
Aceita doações?
Sim, principalmente para o “Roda Livro”.
 
Quais as programações do Sebo?
2ª a 6ª de 9h às 17h e sábados de 10h às 14h
 
Compra livros? Vende livros? Empresta ou apenas doa? Qual a cota de doação?
Compro, vendo, não empresto, recebo doações.
 
Perfil
Nome: Ericson Aires
Formação: Estudante de Sociologia
Parcerias firmadas e abertas: Frenesi Cultural, Projeto “Roda Livro” em vários pontos da Cidade e alguns amigos.
Uma frase que defina o sentimento pelo Sebo Porão Cultural: “Nada pode parecer impossível de mudar!” – Bertolt Brecht
Uma frase para o frequentador e futuro frequentador: “A Leitura é a luz no caminho das ideias.”
Seu livro favorito (até 3): O Mundo como Vontade e Representação (Arthur Schopenhauer); O Lobo da Estepe (Hermann Hesse)
DSC07755

Contatos:
Sebo Porão Cultural
Avenida Tamandaré, 692 (ao lado do Aslan)
Telefone: (91) 8129-4983
E-mail: seboporaocultural@gmail.com
Website: http://www.estantevirtual.com.br/seboporaocultural
Tumblr | Twitter | Facebook

Ler é vital! Praticar a leitura é preciso! Até breve!

Por Joleni Coutinho
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s