Artigo

O Surrealismo de Jan Švankmajer

Movimentos esquematizados, grandiosidade perceptiva, estética clássica, surrealismo, temáticas impregnadas de mistério e elementos bizarros são algumas características do mestre do stop motion, Jan Švankmajer.

svan

Os mecanismos tecnológicos oferecidos hoje em dia para as criações artísticas de animação são irrevogáveis, considerando que quase todas as obras de Svankjmajer foram moldadas com rudimentares ferramentas – para algumas pessoas ultrapassadas –, não deixa a desejar, sem sombra dúvidas, na arte finalização de seus trabalhos. Provando que para produzir uma respeitável animação, mais do que equipamentos de última geração, é preciso criatividade e talento para materializar o imaginário em instigantes e memoráveis imagens em movimento. E nesse ponto o cineasta é sagaz, reinventando conceitos no mundo do cinema animado, ou seja, alimentando a impetuosa libertação dos preceitos que os cerca. Basta degustarmos “Tma, Svetlo, Tma” (Escuridão/Luz/Escuridão) para ficarmos cara a cara com o que realmente representa o ato de animar.

Tma svìtlo tma (rež. Jan Švankmajer)O curta-metragem exibe um formato que impressiona pela robusta irrealidade e a fértil aura existencialista, tendo o ingrediente argila para compor um molde de ser humano em uma sala minúscula. Acompanhado pela sonoplastia muito bem atribuída e os movimentos que a todo o momento trazem vivacidade à obra, Jan experimenta seus próprios devaneios, concedendo uma imponente erudição excêntrica e, sobretudo, um sentido visceral e reflexivo para a introdução de componentes corporais, como mãos, olhos, orelhas, língua, cérebro, etc. Componentes esses que, de imediato, podem causar estranhamento, perplexidade, mas que pelo conjunto embevece.

Jan Švankmajer foi e ainda é inspiração para muitos criadores. A cada obra que nos é apresentada, transfere um pouco da sua intempestiva linguagem que, influenciada pela tradição artística ocidental, revela a maior capacidade de Jan: transformar o grotesco em belo. O viés da pluralidade animadora e a engenhosidade multifacetada do surrealismo são recorrentes nos trabalhos do cineasta tcheco, cuja notoriedade artística pode ser identificada a partir da manipulação de alicerces como, a comida, o sexo, a metamorfose, os fantoches e brinquedos, a diversidade de composições inspiradas no mundo dos sonhos.
 –
Mas, de todas as qualidades e particularidades de Švankmajer, a manobra de objetos inanimados e pouco notados do cotidiano é o que se faz presente, contribuindo consideravelmente para o impressionismo fantástico. Vigoroso investimento em uma configuração singular, lindamente exemplar, que diz respeito à criação e reorganização da ação animadora. Jan aposta em um surrealismo extravagante, impactante de extremo a extremo, que se distingue pelo comportamento onírico, provocando súbitas e violentas alucinações, as quais possibilitam experiências puramente ricas, nunca antes vistas. Penetra o espaço subjetivo do artista, havendo hábil coexistência entre seu consciente e inconsciente, no que resulta em ideias magníficas, inventivas e geniais.

Filmografia
Longas
Alice (Něco z Alenky,1988)
Faust (Lekce Faust,1994)
Conspirators of Pleasure (Spiklenci slasti,1996)
Little Otik (Otesánek,2000)
Lunacy (Šílení,2005)
Surviving Life (Theory and Practice,2010)
Curtas
The Last Trick (Poslední trik pana Schwarcewalldea a pana Edgara,1964)
A Game with Stones (Hra s kameny,1965)
Johann Sebastian Bach: Fantasy in G minor (Johann Sebastian Bach: Fantasia G-moll,1965)
Punch and Judy (Rakvičkárna,1966)
Et Cetera (1966)
Historia Naturae, Suita (1967)
The Garden (Zahrada,1968)
The Flat (Byt,1968)
Picnic with Weissmann (Picknick mit Weissmann,1968)
A Quiet Week in the House (Tichý týden v domě,1969)
Don Juan (Don Šajn,1969)
The Ossuary (Kostnice,1970)
Jabberwocky (Žvahlav aneb šatičky slaměného Huberta,1971)
Leonardo’s Diary (Leonardův deník,1972)
Castle of Otranto (Otrantský zámek,1979)
The Fall of the House of Usher (Zánik domu Usherů,1980)
Dimensions of Dialogue (Možnosti dialogu,1982)
Down to the Cellar (Do pivnice,1983)
The Pendulum, the Pit and Hope (Kyvadlo, jáma a naděje,1983)
The Male Game, também conhecido como Virile Games (Mužné hry,1988)
Meat Love (Zamilované maso,1988)
Darkness/Light/Darkness (Tma, světlo, tma,1989)
Flora (1989)
The Death of Stalinism in Bohemia (Konec stalinismu v Čechách,1990)
Food (Jídlo,1992)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s